Baixa vazão da Barragem do Jenipapo está dificultando muito a vida de agricultores

Risco de perda de lavouras e animais

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O leito do Rio Piauí está com pouca água isso é notório para todos que podem observar. Na manhã deste sábado, dia 14, nossa redação recebeu a visita do agricultor Miguel Ferreira, o mesmo também cria algumas vacas para produção de leite.

O Sr. Miguel nos disse que devido ao baixo nível da água vem sofrendo dificuldades para irrigar o pasto do gato. “Está muito difícil puxar água com bombas do rio, este mês já perdi uma bomba e estou com medo de queimar a outra, pois tem pouca água e muita sujeira e se o nível da água não voltar ao normal logo, nossa lavoura e animais vão morrer, pois o rio é nossa única fonte de água.” Nos relatou o agricultor. O problema relatado aqui se repete a todos que têm propriedades rurais nas proximidades do Rio Piauí no município.

Entramos em contato com o técnico do DNOCS, Sr. Manoel, responsável pela manutenção da Tomada d’água, das comportas, como são mais conhecidas, por onde é liberada a água do Açude do Jenipapo para o leito do Rio Piauí. O mesmo nos atendeu com muita atenção e nos disse que o motivo da pouca vazão foi um problema nos cilindros, equipamento que fica do lado do açude, mas já estava com a peça defeituosa em Teresina e já estava autorizado o seu conserto. “Estamos correndo atrás para repor a peça o mais rápido e normalizar a vasão da água, sabemos do sufoco que as pessoas estão passando, mas em breve estaremos ai para consertar o equipamento.” Assim nosso confirmou.

Nossa equipe de reportagem visitou o leito do rio e o local das comportas onde podemos constatar como estar muito baixa a vazão da água, podemos até dizer que estar crítica a situação, merecedora urgente de atenção.

barragem_141219-1 barragem_141219-2 barragem_141219-3 barragem_141219-4 barragem_141219-5

barragem_141219-6

ATUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO
Após a matéria ser publicada, os responsáveis pela manutenção já entram em contato com nossa redação para informar que segunda-feira, dia 16, já vão repor a peça e normalizar a vazão.

 

Portal Sanjoanense

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *